domingo, 29 de abril de 2012

Olá, pessoal

Seguem alguns exercícios de apoio para ajudá-los a estudar para a Prova Oficial.
EXERCÍCIOS DE APOIO PARA PO

1 – Indique e classifique as orações subordinadas adverbiais causais, consecutivas ou condicionais.

a) Caso esteja chovendo, não sairei hoje.

b) Como está chovendo, não sairei hoje.

c) A chuva é tanta que não sairei hoje.

d) Ele não foi trabalhar porque estava doente.

e) O calor é tão forte que me sinto mal.

f) Ela não poderá terminar o trabalho se não receber os documentos necessários.

g) “Meu outro seguro-saúde me deu tanto dor de cabeça que eu fui parar no Hospitaú.”

2 – Complete as frases abaixo com uma das seguintes conjunções: como, se, embora, tão...que.

a) ___________________ algumas leis, ninguém as respeita.

b) ___________________ muitos prédios têm terrenos valorizados, acabam sendo demolidos.

c) O problema é __________ grave ____________ até a ONU resolveu intervir.

d) ___________________ nada for feito, perderemos muita coisa.



3 – Complete as frases abaixo com uma das seguintes conjunções: desde que, visto que, apesar de, tamanho ... que.

a) ___________________ muitas pessoas lutarem, pouco se tem conseguido.

b) Todos devemos participar ___________________ se trata da memória coletiva.

c) ___________________ é o descaso, ________________ grandes obras simplesmente ruíram.

d) ___________________ sejam tomadas medidas rápidas, muito pode ser salvo.


4 – Releia atentamente as frases do exercício 2. Depois, reescreva-as, utilizando as seguintes conjunções ou locuções: porque, caso, ainda que, de tal forma ... que.

5 – Complete as frases abaixo conforme achar conveniente.

a) Ainda há tempo, embora ____________________________________________.

b) Muito poderia ser feito se ___________________________________________.

c) Já perdemos muito porque __________________________________________.

d) Tão grave é a situação que __________________________________________.

 6 – Classifique as orações subordinadas adverbiais que você criou.

 7 – Indique e classifique as orações subordinadas adverbiais concessivas, comparativas ou conformativas.

a) Embora esteja chovendo, eu sairei hoje.

b) A chuva de hoje é tão forte como a de ontem.

c) Conforme era esperado, hoje está chovendo muito.

d) Essa menina trabalho como sua irmã.

e) Ainda que não demonstre, ela anda muito triste.

f) As coisas estão acontecendo como era previsto.

8 – Indique e classifique as orações subordinadas adverbiais finais, proporcionais ou temporais.

a) Quando a chuva parou, ainda era dia.

b) À proporção que a chuva aumenta, as ruas vão ficando alagadas.

c) Esperaremos a chuva passar para que possamos sair.

d) O calor ia aumentando à medida que chegávamos  ao litoral.

f) Poderemos finalmente descansar assim que terminarmos o trabalho.

9 – Divida os períodos e classifique as orações subordinadas adverbiais.

a) Antes que as coisas piorem, vamos tomar as medidas necessárias.

b) Conforme foi dito anteriormente, devemos saber votar.

c) Ainda que nem todos percebam, a fome aumenta no Brasil.

d) Já que ninguém se preocupa, vamos fazer a nossa parte.

e) Se não tomarmos sérias providências, nossa situação vai piorar.

f) A indiferença é tanta que não notamos a pobreza que nos cerca.

g) À proporção que a violência aumenta, vamos ficando mais indiferentes.

h) A situação do país piora porque alguns se beneficiam com isso.

i) A educação hoje está mais desprezada do que nas décadas passadas.

j) Vamos lutar a fim de melhorar o nosso país.

10 – Complete as frases abaixo com uma das seguintes conjunções: segundo, tão...quanto, enquanto, a fim de, quanto menos...mais.

a)  Mobilizaram-se ________________________ proteger seu patrimônio histórico.

b) ___________________ participamos, ____________________ perdemos.

c) Nossa História é _______________ importante ________________ nosso progresso.

d) ___________________ não se mudar essa situação, muito se perderá.

e) ____________________ afirmam especialistas, já se esperou demais.

11 – Complete as frases abaixo com uma das seguintes conjunções: como, logo que, a fim de que, conforme, à proporção que.

a) ______________________ forem tomadas providências, os resultados aparecerão.

b) ______________________ os interesses vão crescendo, os velhos prédios vão caindo.

c) Nossa arquitetura é memória _____________________ nossos documentos são memória.

d) Devem ser criadas leis ________________________se protejam nossos sítios históricos.

e) A depredação é constante________________________ noticiam os jornais.

12 – Observe o período composto:

A situação é difícil, mas ainda há esperanças.

Reescreva-o, utilizando as conjunções embora e mesmo que.

13 – Observe o período composto:

Ficaremos aqui sob uma condição: que nossos direitos sejam respeitados.

 Reescreva-o, utilizando as conjunções se e caso.

14 – Qual a circunstância expressa pela locução desde que nas frases abaixo:

a) Desde que chegou, não disse uma palavra.

b) Não direi uma palavra desde que não me perturbem.

15 – Complete as frases abaixo, conforme achar conveniente.

a) Começou a dar valor a essas coisas quando _______________________________.

b) Queria ajudar a fim de _______________________________________________.

c) Percebia a destruição do casario à medida que ____________________________.

d) Algumas casas antigas são tão belas que __________________________________.

e) Conforme ______________________________________, velhas casas nos mostram velhos hábitos.

16 – Classifique as orações que você criou no exercício anterior.

Um comentário:

  1. Querida professora, sou agradecida pelos exercícios postados, pois moro na Alemanha e ensino português ao meu filho, que ainda mora no Brasil. Esse material me tem sido muito útil, adorei! Um beijo muito carinhoso de uma fa (com til,é claro) chamada Viviane (desculpe pela falta do "til" e da "cedilha", meu teclado é alemao e nao tem esses caracteres).

    ResponderExcluir