sexta-feira, 6 de abril de 2012

Olá, pessoal

Segue uma atividade de recuperação referente à PCP realizada no dia 04/04/12, no valor de 1,0 (um ponto) a ser acrescido à nota da prova. O número da questão desta atividade corresponde à questão da PCP (não há pergunta referente à questão 12). Você deve copiar as perguntas em seu caderno (ou imprimi-las e colá-las) e responder ao que é solicitado. Se vc prestar atenção à correção que faremos em sala de aula, não terá dificuldades em realizar esta tarefa. Na próxima semana combinaremos a data para apresentação da atividade.

1 -
a) De acordo com o texto Ignor@antes, de Gilberto Dimenstein, em um teste sobre história realizado pelo governo federal, quais informações os alunos americanos desconheciam?
b) Quem foi Winston Churchil?
2 - Transcreva do texto o período que justifica a alternativa correta.
3 - Os dois primeiros parágrafos apresentam ideias que se opõem: a quantidade de informações a que os americanos têm acesso e o nível de ignorância que assola o país. Construa um período composto por orações coordenadas, unindo-as por meio de uma conjunção que estabelaça essa ideia de oposição.
4 - Reescreva os períodos dos itens a), b) e c), substituindo as conjunções coordenativas por outras de mesmo valor.
5 - Una as orações dos períodos dos itens a) e b) com conjunções que estabeleçam a relação adequada e substitua as dos itens d) e e) por outras de mesmo valor.
6 - Desmembre as orações do período "O Ronaldo que o Corínthians contratou não é o Ronaldo que foi goleador na Copa de 2002", substituindo os pronomes relativos pelos termos que os antecedem. A seguir, indique a função sintática dos pronomes relativos.
Dica: Temos três verbos, portanto, três orações.
7 - Faça o mesmo solicitado na questão 6 com as orações a) a f).
8 - Substitua a oração destacada por um adjetivo.
9 - Substitua as orações destacadas nos itens I a VI por substantivos.
10 - Classifique a oração subordinada substantiva.
11 - Classifique as orações subordinadas substantivas dos itens a) e b) que estão em destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário